Pular para o conteúdo principal

Casal de "pastores" homossexuais é o primeiro do Rio a registrar união estável

Casal de "pastores" homossexuais é o primeiro do Rio a registrar união estável



Os se autointitulados pastores evangélicos Marcos Gladstone e Fábio Inácio, fundadores da Igreja Cristã Contemporânea, foram o primeiro casal homossexual no Rio a registrar a união estável em cartório, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os dois oficializaram a união no cartório do 7º Ofício de Notas, no Centro do Rio. A assinatura do documento foi acompanhada por alguns fiéis da igreja.

"Hoje eu me sinto orgulhoso de ser brasileiro e de saber que o meu afeto e o meu amor são reconhecidos pelas nossas leis" afirmou Marcos.

Os pastores estão juntos há cinco anos. Em 2009, eles realizaram uma cerimônia religiosa de casamento. Há dois meses, o casal iniciou o processo de adoção de duas crianças. Apesar da conquista com a decisão do STF, Fábio garante que a luta pelos direitos dos homossexuais vai continuar.

"Depois de hoje, teremos um vínculo muito maior. O próximo passo será conseguir o registro civil".

A tabeliã Edyanne Frota, do 7º Ofício de Notas, explica que a união estável faz com que o casal gay adquira um novo status.

"Agora eles serão vistos como uma entidade familiar. Mas é importante frisar que a lei ainda não regulamenta a união civil. No registro, eles continuam solteiros".

ATUALIZAÇÃO COM O DEPOIMENTO DE MARCOS E FÁBIO


Sou cristão e gay. Jesus e a Bíblia são meus modelos de comportamento. Acredito no casamento e meu sonho de construir uma família se tornou realidade. Me casei em 2009 com o amor da minha vida. Ele também é um homem de Deus e é pastor como eu. Juntos, fundamos a Igreja Cristã Contemporânea, uma igreja que aceita relacionamentos homossexuais.

Estou certo de que a Bíblia não condena os gays. Sou o primeiro pastor brasileiro a ter uma cerimônia religiosa de casamento com outro homem. Dos 30 pares de padrinhos que convidamos, 29 eram homossexuais. Todas as 11 crianças que entraram na nossa frente foram criadas por dois pais ou duas mães. Quando entramos, tocou uma música evangélica que diz: “Nenhuma condenação há para aquele que está em Jesus”.

Nossa lua de mel foi na Costa do Sauípe. Quando cheguei naquele paraíso, passou um filme na minha cabeça. Como foi longo e difícil o caminho que precisei percorrer até me tornar pastor e casar com o Fábio…

Virei evangélico aos 14 anos


Ainda estava na puberdade quando me encontrei com Jesus. Aos 14 anos passei a ir à igreja seis dias por semana. Virava madrugadas estudando a Bíblia, adorava pregar sermões, e aos 17 anos tive certeza da minha vocação para ser pastor.

Aos 19 encontrei uma garota com quem namorei por quatro anos. Cheguei a ficar noivo. Meu futuro parecia traçado, não fosse por um segredo: me sentia atraído por outros rapazes. Eu sabia que isso inviabilizaria meu sonho de ser pastor e que eu jamais poderia casar com um homem. A igreja não admitia isso.

Resolvi me assumir numa boate gay e rompi meu noivado


Era 1999, eu tinha 23 anos e fui visitar um amigo nos Estados Unidos. Certo dia, ele me levou até uma boate gay. Fiquei assustado quando vi tantos homens se beijando! Comecei a fazer as minhas orações: “Deus, por que o Senhor me trouxe neste lugar?”. Depois de muito orar, uma voz falou no meu coração: “Sua homossexualidade é pra sempre, você nasceu assim”.

Cheguei ao Brasil e rompi meu noivado. A notícia sobre minha orientação sexual se espalhou rápido e não tive coragem de voltar ao templo.

A maioria das igrejas evangélicas só aceita gays que queiram mudar a própria orientação. Mas eu não queria mudar a minha. Nem acredito nessa possibilidade!. Estava decidido a viver a minha homossexualidade. Foi nessa época que, pela primeira vez, me envolvi sexualmente com rapazes. Os anos seguintes foram difíceis. Eu morria de saudade da igreja e tinha vontade de voltar a pregar. Ser pastor estava no meu sangue.

Comecei a pesquisar igrejas gays


Procurei informações sobre igrejas gays norte-americanas e criei um site propondo uma outra maneira de ler a Bíblia. Por exemplo: quase nenhuma igreja aceita o casamento entre pessoas do mesmo sexo, alegando que a Bíblia fala que os efeminados não vão ao céu. mas o termo “efeminado” está mal traduzido – o que o original diz é “mole”.

Por essas e outras que os relacionamentos entre homossexuais continuam não sendo admitidos nas igrejas. Criei uma alternativa a elas: em meados de 2002 abri um grupo evangélico para acolher as pessoas que procuram um espaço pra manifestar sua religiosidade cristã ao mesmo tempo em que vivem sua homossexualidade com tranquilidade.

Conheci o Fábio no grupo


Por volta de 2005 o Fábio começou a frequentar o grupo. Passamos a nos paquerar e a sonhar com uma igreja pra acolher homossexuais. Afinal, nosso jeito de expressar afeto tem tudo a ver com a nossa sexualidade.

Deu certo. Em setembro de 2006 assumimos o nosso relacionamento e fundamos a Igreja Cristã Contemporânea. Em dez anos, já juntamos mais de 3 mil pessoas em dez templos – são seis no Rio, dois em São Paulo e dois em Minas Gerais.

Na nossa congregação, defendemos o início da vida sexual durante o namoro, mesmo. Ao contrário das outras igrejas, pregamos que namorados podem ter vida sexual, desde que estejam comprometidos.

Somos legalmente casados e temos três lindos filhos


Do namoro até o noivado foi um ano. Coroamos nossa história de amor no altar, em 2009. Naquela época, os casamentos entre homossexuais não eram reconhecidos no Brasil. No entanto, fomos até um cartório e fizemos uma escritura declaratória de união homoafetiva. Oficialmente, ela não tem o mesmo valor que um contrato de casamento.

Em 2011, o Brasil passou a reconhecer a união estável homoafetiva, então fizemos uma. Não podíamos usar o mesmo sobrenome nem mudar o estado civil, mas já era algo. Em 2013, o país evolui mais e pudemos finalmente nos casar legalmente. O Fabio passou oficialmente para a família Canuto!

Nessa época, já tínhamos adotado dois filhos, o Davison, de 14 anos e o Felipe, de 12 anos. Hoje eles têm nosso sobrenome e uma certidão de nascimento com dois pais! Há seis meses adotamos a Hadassa Gladstone Canuto, que hoje tem 10 meses e dois pais. Ficamos quatro longos anos no processo de adoção. Mas sou feliz em dizer que não tivemos obstáculos específicos por sermos gays. Só enfrentamos as burocracias comuns para adotar uma criança. Por isso, montamos um grupo de apoio à adoção dentro da igreja, onde ajudamos casais a entender o processo inteiro e reforçamos a responsabilidade de acolher uma vida!

Temos três filhos: o Davison, de 14 anos, o Felipe, de 12 anos, e a Hadassa, de 10 meses

Amem incondicionalmente, como Jesus fez


Muitas mães heterossexuais frequentam a igreja por causa dos filhos. Isso é amor. Os nossos nos ensinaram muita coisa. Sou um pastor melhor por causa deles! A igreja Cristã precisa ser mais humana, compreender a diversidade. Deus não queria uma torre onde todas as pessoas falassem a mesma língua, Ele sabia que haveria a pluralidade e ela existe, está em todo lugar. Minha mensagem segue a mesma: amar, como Jesus fez. Ele não se preocupava em caracterizar uma pessoa pelo pecado, cor, classe ou religião. A gente só precisa amar!

Marcos Gladstone, 40 anos, advogado e pastor evangélico, Rio de Janeiro, RJ

“Pensei que fosse o demônio”


“Aos 18 anos eu já era pastor da Igreja Universal do Reino de Deus e tinha uma namorada. A homossexualidade me perturbava, eu achava que possuía o demônio no corpo. Certo dia, aos 24 anos, fui procurado por um obreiro que confessou que se sentia atraído por um homem. Como logo eu iria aconselhá-lo? Decidi terminar meu namoro e sair da igreja sem contar nada. 

Sentindo-me incompleto, comecei a frequentar baladas e a transar com rapazes. As coisas mudaram quando fui ao grupo do Marcos. Ele foi o primeiro homem que eu amei. Hoje vivo em paz com Deus e com minhas escolhas, não preciso de mais nada. Tudo que pedi a Deus me foi concedido. Se Jesus estivesse aqui, em terra, ele estaria no meio da minha família. Ele é amor e sempre andou entre os excluídos. Basta amar!”

Fábio Inácio, 36 anos, pastor evangélico, marido do Marcos

Postagens mais visitadas deste blog

Assistir filme bíblico O Apocalipse de João

No filme bíblico O Apocalipse de João, O Imperador romano Domitiano lança uma campanha bárbara contra os cristãos. Mantido como refém pelos romanos na ilha de Patmos, o velho apóstolo João luta para salvar a Cristandade da extinção enviando cartas às comunidades cristãs. Determinada pela vontade de conhecer a última testemunha viva da paixão de Cristo, a jovem cristã Irene, consegue ter acesso à cela de João. Confiando-lhe as anotações originadas de suas visões, João implora a Irene para que ela espalhe a mensagem entre os cristãos. Estas visões formarão o Livro das Revelações. Essa produção é considerada tanto um filme evangélico como católico.

Entenda o Significado dos Quatro Seres Viventes do Apocalipse

Em Apocalipse 4.6-8 está escrito:  “... e também, no meio do trono e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás.  O primeiro ser vivente é semelhante ao leão, o segundo, semelhante ao novilho, o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando. E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não tem descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, aquele que era, que é e que há de vir.”  Na concepção de que os quatro seres viventes estão no meio do trono, à volta dele e junto de Deus, então é possível que sejam quatro características do próprio Deus. Vejamos: 1) O primeiro ser vivente é semelhante ao leão, e sabemos que o leão é a figura da majestade, da força e do poder criador de Deus. Simboliza o Senhor Jesus. Porque Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores

Assistir filme bíblico Paulo de Tarso

Esse filme conta a história de Paulo de Tarso, perseguidor de cristãos que após a sua conversão se tornou o apóstolo Paulo, quando Jesus lhe apareceu em uma visão, que também mudou o seu nome, que antes se chamava Saulo. Como um dos primeiros missionários cristãos, Paulo levava uma vida de perigos e aventuras. Ele foi aprisionado, torturado, apedrejado, afundaram seu barco, foi atacado por bandidos e inimigos da fé. Paulo de Tarso ficou conhecido como o Apóstolo dos gentios. Esse filme bíblico é um dos grandes sucessos do gênero.

Saiba o que é o Mar de Vidro do Apocalipse

Em Apocalipse 4.6 diz: ‘ Há diante do trono um como que mar de vidro, semelhante ao cristal...’. Entende-se que o mar de vidro seja o ‘mar’ dos povos, que se agita de um lado para o outro na Terra. Em todos os lugares há conflitos sociais, econômicos, religiosos e raciais. Em alguns países há guerras e em outros rumores de guerras. As potências mundiais não cessam de armazenar armas cada vez mais poderosas. Cada país se previne contra o outro e o império das trevas vai avançando. Porém, diante do trono de Deus, tudo é claro e transparente como o cristal. Deus, o Todo Poderoso, é Quem ‘.. .põe termo à guerra até os confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo ’ – Salmos 46.9, e diz: ‘... até aqui virás e não mais adiante, e aqui se quebrará o orgulho ... - ‘Jó 38.11. Nada passa despercebido diante dos Seus olhos; nada acontece sem Sua permissão. Ele realiza o Seu conselho soberanamente, através de todas as ondas da História mundial: ‘ Aquele,

Menina que diz ter visto Jesus, pintou seu rosto e deixou todos surpresos

Akiane Kramarik, uma jovem de 24 anos, pintora e poetisa, de Illinois Estados Unidos, disse que teve uma experiência sobrenatural quando tinha apenas 3 anos de idade. Segundo ela, de repente teve visões e revelações vindas do céu através de seus sonhos. Como seus pais eram ateus na época, não aceitaram e muito menos acreditavam no que ela dizia, mas ela contava com muita firmeza e certeza, que nos sonhos ela conversava diretamente com Deus. Nas conversas com Jesus, ele dizia que ela tinha que ajudar as pessoas. Pintura de Jesus Quando Akiane tinha 4 anos, começou a fazer um desenho em tela. Somente dois anos após, o desenho ganhou cores cores e formas, se tornando uma das pinturas mais famosas de sua autoria, que levou o nome de “Príncipe da Paz”, que é uma linda homenagem a Jesus de Nazaré. A imagem foi criada aos 8 anos de idade e pode ter uma ligação com a experiencia de outra criança, a de Colton Burpo, que quase morreu aos 4 anos numa cirurgia de apendicite. Durante a operação, el

Assistir filme bíblico Os Apóstolos de Jesus Cristo

Viaje com o médico Lucas (Dean Jones, ator lendário de clássicos da Disney como Se Meu Fusca Falasse) e veja como ele narra a envolvente história dos perigos, embates e trunfos que marcaram o nascimento da igreja cristã. Compartilhe o tempo de mistério e milagres que se segue à ressurreição de Jesus Cristo. Caminhe com o Senhor ressuscitado. Viva o momento em que Ele ascende ao Céu.  Experimente o poder transformador de Pentecostes. Capture o fogo que Deus infunde em Paulo (James Brolin, de Traffic e Prenda-me se for capaz) e João (André Jacobs, de Invictus) para espalhar a chama da fé por Jerusalém e pelo mundo. A poderosa narrativa de Lucas traz vida ao amor e à compaixão que unem os cristãos de todos os tempos. Uma dramatização que usa as palavras originais da Bíblia.

10 Passos Para Você que Deseja Receber o Batismo no Espírito Santo

Ninguém pode encher um copo com água pura enquanto o mesmo estiver sujo. Da mesma forma, ninguém pode receber o Espírito de Jesus enquanto tiver no corpo qualquer outro espírito, quer seja de demônios, inveja, contendas, iras, cobiças, fofocas, etc. Confira todos os 10 passos para quem deseja receber o Espírito Santo.

Judeus convertidos a Cristo vencem processo contra "fariseus"

Uma congregação cristã-judaica em Ashdod venceu um processo judicial contra a organização anti-evangelização israelense Yad L'Achim. Foi emitido uma ordem de restrição pelo tribunal contra membros do Yad L'Achim por assediar os judeus convertidos em Jesus e tentar impedi-los de participar dos cultos em Beit Hallel, lar de cerca de 350 fiéis. “Eles nos perseguiram por tanto tempo. Entramos com dezenas de denúncias na polícia e nada aconteceu; por fim, fomos a um tribunal ”, disse Ludmila Zakharchuk, advogado de Beit Hallel ao Kehila News. "Vencemos o processo judicial apenas alguns dias atrás." Beit Hallel afirma que tem sido assediado pelo grupo anti-evangelismo desde 2011 e o assédio aumentou em 2018, quando um grupo de judeus haredi vandalizou o centro de culto messiânico. Convenção contra a evangelização “Em janeiro de 2020, eles organizaram uma grande convenção contra a evangelização aqui em Ashdod com mais de 30 rabinos. Posteriormente, começaram a vir à nossa co

Quem São os Vinte e Quatro Anciãos ao redor do Trono?

Logo após João ter visto o Trono ele descreve:  ‘Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro’ - Apocalipse 4.4 . É magnifico termos pela fé, acesso ao Céu e nos vermos lá dentro. O livro do Apocalipse é como uma janela do Céu na qual os salvos podem ver seu futuro. Os anciãos não são autoridades celestiais e muito menos anjos. A Bíblia Sagrada revela que quando havia adoração e culto no Templo de Jerusalém havia vinte quatro turnos de sacerdotes levitas, que representavam todo o povo de Israel e se revesavam de seus deveres sacerdotais. Isso significa que os vinte e quatro anciãos representam os vencedores do Antigo Testamento, somado aos do Novo Testamento.  O apóstolo Pedro também diz sobre os que morreram sob a antiga aliança e esperavam pelo dia da redenção: ‘Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a