O Sete Espíritos de Deus no Apocalipse

Está registrado pelo Apóstolo João: ‘Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus.’ – Apocalipse 4.5.

Percebemos que o trono de Deus não é algo passivo, tendo em vista a atividade sucessiva apresentada pelos relâmpagos, pelas vozes e pelos trovões.

E além disso há as sete tochas de fogo que estão continuamente acesas que são os sete Espíritos de Deus:


O Sete Espíritos de Deus no Apocalipse

‘João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono.’ – Apocalipse 1.4.

‘Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tem nome de que vive e está morto.’ – Apocalipse 3.1.

‘Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra.’ – Apocalipse 5.6.

Diante do trono de Deus, o Espírito santo, usando de toda a Sua plenitude, opera em toda a Terra. É Ele Quem convence do pecado, ouve o clamor do aflito, revela o Salvador, enfim, opera no mundo de tal forma que o senhor Jesus seja glorificado.

O Senhor Jesus disse a respeito do Espírito Santo: ‘Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar’. – João 16.14. Sendo o Espírito Santo o substituto do Senhor Jesus aqui na terra.


Quando o pecador ouve a Palavra de Deus, o Espírito Santo entra em ação para convencê-lo do pecado. Uma vez convencido do pecado, O Espírito Santo lhe revela o Único que pode salvá-lo.

Quanto ao número sete, representa a plenitude de Deus, mostra a Sua perfeita e ilimitada onipotência. E por essa razão que as profecias bíblicas estão repletas de referências ao número sete: Sete Espíritos, sete igrejas, sete anjos, sete selos, sete trombetas etc.

Deus abençoe a sua vida!

Deixe seu comentário!: