As 10 maiores religiões do planeta

Embora cada religião apresente elementos próprios, é também possível estabelecer uma série de elementos comuns às várias religiões e que podem permitir uma melhor compreensão do fenômeno religioso.
As religiões possuem grandes narrativas, que explicam o começo do mundo ou que legitimam a sua existência. O exemplo mais conhecido é talvez a narrativa do Gênesis na tradição judaica e cristã.
Descubra quais são as 10 maiores religiões do planeta. 

As 10 maiores religiões do planeta
 sermão da montanha

10 - Judaísmo - 14 milhões de fiéis

As crenças do Judaísmo são originárias do Torá, que é composta pelos primeiros cinco livros da Bíblia Cristã e também pela Bíblia Hebraica, que contém os mesmos textos do velho testamento da Bíblia Protestante

9 - Espiritismo - 15 milhões de fiéis

O Espiritismo apesar de ser uma religião autônoma e completa apenas no Brasil, existem muitos adeptos em várias partes do mundo.

8 - Siquismo - 24 milhões de fiéis

O Siquismo é uma religião indiana concentrada principalmente nas regiões da Índia, Austrália, Sudeste da Ásia, Reino Unido e Europa Ocidental. É um mistura de hinduísmo com islamismo.

7 - Xintoísmo - 27 milhões de fiéis

O Xintoísmo é uma religião japonesa. Os adeptos desta religião cultuam a natureza, os ancestrais e vários deuses.

6 - Religião Popular Chinesa - 400 milhões de fiéis

Eles cultuam vários deuses, praticam diversas crenças e tradições e o culto aos antepassados é considerado de fundamental importância para os chineses.

5 - Budismo - 500 milhões de fiéis

O Budismo é uma religião indiana e seguem várias tradições, crenças e práticas baseadas nos ensinos de Buda que nasceu por volta de 566 a.C.

4 - Religião Étnica - 600 milhões de fiéis

Religião Étnica ou folclóricas são religiões organizadas por um conjunto de ministros sagrados e tem como principais características a semelhança dos fiéis em língua, cultura e genética. Como exemplo, as religiões tribais dos povos indígenas e o candomblé.

3 - Hinduísmo - 900 milhões fiéis

Esta religião não possui fundador, praticam diversas tradições e cultuam oficialmente cerca de 330 milhões de divindades e extraoficialmente cerca de 1 bilhão e tem como centro, um espírito supremo cósmico.

2 - Islamismo - 1,6 bilhões fiéis

O Alcorão é o seu livro sagrado que acreditam ser a palavra final e literal de Deus ou Alá, revelada pelo profeta Maomé, e que nunca foi alterada. Personagens como Adão, Noé, Abraão, Moisés, Jesus, Maria e João Batista, são citados no Alcorão . Os muçulmanos também acreditam que Deus lhes enviou outros livros mas que foram parcialmente alterados, dentre eles estão os 5 livros de Moisés, os Salmos de Davi e os evangelhos de Jesus Cristo que eles consideram apenas como profeta.

1 - Cristianismo - 2,1 bilhões de fiéis

A primeira das 10 maiores religiões do planeta é dividida em três vertentes: Catolicismo Romano, Ortodoxa Oriental e o Protestantismo, que é divido em denominações. Os cristãos acreditam que Jesus Cristo é o Filho do Deus de Israel, enviado por Ele ao mundo para morrer pelos pecados, com condição de crer e ser batizado para ser salvo. 

Fonte: mundotop10

Deixe seu comentário!: